Autenticação
No Mês passado Agosto 2019 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 31 1 2 3 4
week 32 5 6 7 8 9 10 11
week 33 12 13 14 15 16 17 18
week 34 19 20 21 22 23 24 25
week 35 26 27 28 29 30 31
Newsletter

2019-04-13Igreja Matriz

Sábado de Ramos – 13 de Abril de 2019
16h00 – Bênção dos Ramos e Eucaristia de Domingo de Ramos na Paixão do Senhor (Capela de Rio de Moinhos)

Domingo de Ramos – 14 de Abril de 2019
11h30 – Recitação do Terço (Santuário de Nª Srª do Castelo)
12h00 – Bênção dos Ramos e Procissão (Santuário de Nª Srª do Castelo)
12h15 – Eucaristia de Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

Quarta-feira Santa – 17 de Abril de 2019
18h00 – Missa Crismal com bênção dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais pelo Clero Diocesano (Sé de Beja)

Quinta-feira Santa – 18 de Abril de 2019
18h00 – Missa Vespertina da Ceia do Senhor, ficando o Santíssimo Sacramento solenemente exposto à adoração dos fiéis

Sexta-feira Santa – 19 de Abril de 2019
10h30 – Laudes
15h00 – Celebração da Paixão do Senhor, com Adoração da Santa Cruz
21h00 – Via Sacra ao Vivo (Santuário de Nª Srª do Castelo)

Sábado Santo – 20 de Abril de 2019
10h30 – Laudes
21h30 – Solene Vigília Pascal com Lucernário, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal (renovação das promessas de batismo) e Eucaristia

Domingo de Páscoa – 21 de Abril de 2019
11h30 – Recitação do Terço
12h00 – Eucaristia de Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor
16h00 – Eucaristia de Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor (Capela de Rio de Moinhos)

 

2019-04-06 Baile da pinha
O Baile da Pinha de Rio de Moinhos, realizou-se pela primeira vez no ano de 1941, completando este ano a septuagésima oitava edição do baile. O nome de “Baile da Pinha”, deve-se ao facto de este evento ocorrer durante tempo da Quaresma - um tempo de penitência, de jejum e recolhimento, logo não se podia realizar um baile sem um pretexto, uma vez que a sociedade da altura respeitava muito o tempo da quaresma, cumprindo aquilo que era pedido. Inicialmente o baile da pinha realizava-se no IV Domingo da Quaresma, o domingo Laetare, da alegria, um domingo cuja mensagem era de alegria, fazendo lembrar que a pascoa se aproxima. As pessoas eram convidadas a por de parte a penitência e o jejum, e, festejarem a Páscoa da Ressurreição do Senhor. No presente ano foi adotada uma nova data, duas semanas antes da Páscoa. Os primeiros Reis do Baile foram os Senhora José Amaro e a Senhora Emília Belchior Guerreiro.

Este Baile, outrora realizado na Sociedade Recreativa, teve ainda como espaços de realização alguns casões de agricultores da terra, dado que a sociedade não tinha lotação suficiente para tal evento. Atualmente o mesmo é realizado no Centro Comunitário. Este espaço é todo enfeitado com fitas de papel colorido, colchas antigas em forma de laço cobrem as paredes e folhas de palmeira fazem arcos nos intervalos das colchas. Num canto do Salão faz-se um Trono para o Rei e para a Rainha, e no centro do salão pendura-se a Pinha da Pinha, da qual saem várias fitas penduradas, cada uma da sua cor e com números às pontas.

O Baile inicia-se com a entrada: primeiro entra o Rei, acompanhado dos vassalos e das vassalas que levam um arco, onde o rei vai debaixo e os vassalos levam as espadas. Depois entra a rainha, acompanhada da mesma forma. A seguir o Rei pede à Rainha para dançar e o Baile inicia-se com uma valsa dançada pelos Reis. A segunda valsa é dançada pelos reis e pelos vassalos. Finalmente o Baile prossegue com todas as pessoas a dançar.

Em tempos durante o Baile o Rei, a Rainha, as Vassalas e os Vassalos, passeavam com bandejas de bolos, oferecendo a todos os presentes bolos e outras bebidas. Hoje em dia os bolos e aperitivos, encontram-se numa mesa em frente ao palco, a chamada mesa dos vassalos. Durante o Baile vão sendo vendidas as fitas da pinha aos casais presentes no Baile, mais tarde dançarem a Dança da Pinha. Depois de vendidas todas as fitas (no final do Baile entre as 4h e as 5h), acontece a Dança da Pinha, onde os vários casais que compraram as respetivas fitas, vão dançando e sendo chamados por alguém que se encontra no palco. À medida que são chamados, vão puxando a fita da pinha que lhes corresponde, até que o casal que comprou a fita com o valor mais elevado, que no ano de 2009/10 atingiu os mil e noventa euros, puxa a fita e abre a pinha, sendo então presenteados pelos seus antecessores com as coroas, uma fita com a inscrição “Rei e Rainha” e um ramo de flores para a Rainha. Outrora quando se abria a pinha, saia um casal de pombas brancas do interior da mesma. Depois de aberta a Pinha, nos novos reis dançam uma valsa. Posteriormente, os reis convidam os vassalos para dançarem com eles no ano seguinte.

 

2019-03-27 Festa N Sr das Dores
Realiza-se anualmente no IV Domingo da Quaresma, chamado de Domingo Laetare, este ano entre os dias 28 e 31 de Março. Este é um tempo de recolhimento espiritual, onde os cristãos são chamados a refletir, a prepararem-se para o grande acontecimento que se aproxima, a Páscoa de Jesus. Esta festa tem início na quinta-feira e prolonga-se até Domingo. Ao longo de três dias, os cristãos são convidados a unir-se à dor de Maria, num Tríduo preparatório com pregação, Celebração Penitencial, Adoração Eucarística e Recitação do Terço, culminando no Domingo, com a Eucaristia e a majestosa Procissão do Encontro de Maria Santíssima, Nossa Senhora das Dores, com o seu Divino Filho, São Salvador (Padroeiro de Aljustrel), que nos seus andores, percorrem algumas das artérias da vila de Aljustrel, ao som das vozes do povo e dos acordes da Banda Filarmónica de Aljustrel.

Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores

28 a 31 de Março de 2019

Igreja da Misericórdia de Aljustrel

de 28 a 30 de Março
21h00 – Tríduo Preparatório com pregação:
Dia 28 – Eucaristia
Dia 29 - Adoração do Santíssimo
Dia 30 - Recitação do Terço das Sete Dores de Nossa Senhora

dia 31 de Março
11h30 – Recitação Do Terço das Sete Dores de Nossa Senhora
12h00 – Solene Eucaristia do IV Domingo da Quaresma
16h00— Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e São Salvador, acompanhada pela Banda Filarmónica de Aljustrel, pelas ruas da vila de Aljustrel, com o seguinte percurso: Saída da Imagem de Nossa Senhora das Dores: Igreja da Misericórdia, Praça 13 de Janeiro, Rua Dr. Manuel Joaquim Branco, Largo 9 de Abril onde se vai encontrar com a Imagem de São Salvador que vai sair da Igreja Matriz, Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, de onde prosseguem as duas imagens pela Rua de Montes Velhos, Av. da Liberdade, Rua General Humberto Delgado, Av. 1º de Maio, Av. 25 de Abril, Rua Luís de Camões, Largo Miguel Bombarda, Rua 5 de Outubro, Av. da Liberdade, Rua Gago Coutinho, Praça 13 de Janeiro, Igreja da Misericórdia.

Organização:
Paróquia de Aljustrel

Colaboração:
CMA; UFARM; GNR; CA; TLA

 

TV 02


O requerimento da tarifa social na eletricidade e gás passou a ser automático na medida em que as comecializadoras de eletricidade e gás, terão de o incluir na fatura todos meses, de forma a aplicar o desconto de 33,8% e 31,2% na luz e gás, respetivamente. A  comunicação do direito a esta tarifa reduzida, é efetuada pela segurança social que por sua voz envia uma lista de dados às companhias elétricas para que iniciem a aplicação do desconto.
Os consumidores são considerados elegiveis de acordo com o salário auferido em cada ano, e/ou pelos apoios sociais recebidos, tais como abono de familia, RSI, pensões e outras. A todos os consumidores que considerem ter direito ao apoio social, deverão consultar a fatura de luz e/ou gás, e verificar se o mesmo está a ser aplicado. Caso não esteja, e considerem que têm direito, deverão contactar com as empresas com as quais têm contrato e solicitar a ativação da tarifa social, baixando o preço do kWh.
Ainda relativamente a reduções na fatura, todos aqueles que beneficiem de apoios sociais, poderão ter uma redução na contribuição da taxa audiovisual, passando de 2,85€, para apenas 1€ por mês. Salientamos ainda que esta taxa serve para financiar o canal público português, e a mesma taxa é cobrada nos serviços de telecomunicações e fibra.
É possível solicitar às empresas contratadas, a isenção da taxa audiovisual ou a devolução de valores caso o consumo não ultrapasse o consumo de 400 Kwh por ano.
------

Os links abaixo devem ser agregados nas seguintas palavras:
tarifa social na eletricidade: https://lojaluz.com/gestoes/tarifa-social
preço do kWh: https://selectra.pt

 

contador

A extensão da instalação dos novos contadores digitais inteligentes, integrará todo o território português, sendo a EDP distribuição a responsável pela substituição dos contadores antigos pelos novos. A alteração já começou a ser efetuada, e a previsão aponta para 2020, altura em que cerca de 6 milhões de portugueses terão já instalados estes novos contadores.
A mudança dos equipamentos, será efetuada após o envio de uma carta por parte da EDP distribuição, que enviará a todos os clientes de todas as empresas de eletricidade, um
documento com uma data e hora agendadas.Os novos contadores terão uma função de “telecontagem”, onde será possível o cliente deixar de dar leituras, já que este serviço permite o envio de leituras à distância, evitando estimativas desnecessárias, permitindo poupar na fatura da luz. Alterações contratuais, tais como mudar a potência, o ciclo horário ou até mudar de fornecedor elétrico, será mais fácil, já que não tem de haver deslocação de um técnico ao local. Será possivel detetar anómailias de forma mais rápida e simples com estes novos contadores. Estas alterações, efetuadas à distância serão possíveis, já que estes aparelhos incluem um sistema de redes móveis e internet.
Se o seu contador ainda não foi alterado, ou se pretende mais informações poderá entrar em contacto com a distribuidora através do número 808 100 100. A mudança de contador não apresenta qualquer custo.
-----

Os links abaixo devem ser agregados às seguintes combinações de palavras:
poupar na fatura da luz: https://comparador.selectra.pt
redes móveis e internet: https://adslfibra.pt

 
Contador Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1702
mod_vvisit_counterOntem3187
mod_vvisit_counterEsta Semana15333
mod_vvisit_counterEste Mês56492

Hoje: Ago 23, 2019
Temos 80 visitantes em linha