HEM
HABITANTES » 20.000
LOCALIZAÇÃO » 12 kms de Lille, entre Villeneuve d’Ascq e Roubaix, perto da fronteira com a Bélgica.
ÁREA » 965 hectares
Actividade económica: agricultura, indústria (tinturarias)
PONTOS DE INTERESSE
A Capela Santa Teresa
(de 1958) – estilo moderno, a Igreja Saint Corneille
(X séc.), a Igreja Saint
André (1968) – Estilo contemporâneo e a Igreja Saint Paul (1950).
A Escola Nacional de Polícia, a Escola Municipal de Música, o espaço cultural
da Ferme Franchomme são outros locais de referência desta vila, que também dispõe de infra-estruturas desportivas para a prática nomeadamente do basquetebol, futebol e ténis de mesa.
Nos anos 70, surgiu a ideia de geminar Hem com outras cidades de Europa. Em 1972, concretizou-se a geminação com a cidade inglesa de Mossley. Entretanto, geminou-se com Wiehl, cidade a 40 kms de Colónia na Alemanha.
A geminação com Aljustrel foi oficializada a 29 de Abril de 2000, em Hem e a 5 de Maio de 2001 em Aljustrel.
*A geminação com estas localidades é coordenada, em Hem, pela associação “HEM VILA DE EUROPA”.
Geminação Aljustrel | Hem
Desde a década de 60, reside em Hem uma im-portante comunidade de emigrantes aljustrelenses. A sua perfeita integração na comunidade local, tan-to do ponto de vista profissional como sociocultural, sobejamente reconhecida pelo poder local, criou as motivações que permitiriam estabelecer com a mu-nicipalidade de Hem um processo de geminação entre as duas vilas. Durante mais de 20 anos, embaixadas culturais e desportivas visitaram Hem, nomeadamente a Filarmónica de Aljustrel que por várias vezes actuou perante o público francês.
OFICIALIZAÇÃO DA GEMINAÇÃO
Por volta de 1999, iniciaram-se contactos institucionais com visitas de trabalho e de conhecimento das realidades de ambas as comunidades. Desta forma, deu-se resposta a um desejo manifestado e já enraizado pela forte presença de emigrantes nessa localidade.
A geminação teve a sua oficialização a 29 de Abril de 2000 na Vila de Hem. Na ocasião, deslocou-se ali uma delegação portuguesa composta pelos Presidentes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Aljustrel, o vereador da Cultura e do Desporto, Deputados Municipais, representantes dos vários níveis de ensino, desportistas e grupos culturais, num total de 103 pessoas. Durante os dias 29 e 30 de Abril, trocaram-se experiências nos domínios do ensino, da cultura e do desporto.
GEMINAÇÃO EM ALJUSTREL
Dando cumprimento aos princípios de reciprocidade recomendados pela Comissão Europeia para oficialização de uma realização deste tipo, esta cerimónia repetiu-se, em Aljustrel, nos dias 4 e 5 de Maio de 2001.
Uma delegação de 120 pessoas, composta pelo «Maire», eleitos, representantes da Associação de Geminação «Hem – Ville d'Europe», dirigentes e futebolistas do Sport Clube União Aljustrelense de Hem, músicos da orquestra filarmónica de Hem, directora e alunos de português do Colégio Elsa Triolet e elementos do Rancho Folclórico «Rosas de Portugal» estiveram em Aljustrel e, por sua vez, participaram nestas festividades.
Além do representante da Comunidade Europeia e do cônsul-geral de França, foram ainda convidados representantes das localidades inglesa Mossley e alemã Wiehl, também geminadas com Hem. Foi uma Europa ampliada que participou nesta grande festa da amizade. Desde estão, um encontro entre a população destas duas vilas europeias tem vindo anualmente a ser realizado alternadamente em Hem e Aljustrel, e tem ficado bem clara a importância da juventude para a consolidação e aprofundamento da geminação. Razão pela qual um grupo de jovens, representantes das escolas e colectividades do concelho deslocou-se este ano a Hem para trocar experiências com os jovens franceses.