No Mês passado Decembro 2017 No Mês próximo

ACESSIBILIDADES

Rede Rodoviária

A vila de Aljustrel encontra-se servida por bons acessos rodoviários.
Dentro do concelho existe uma boa rede viária, constituída por estradas nacionais e municipais, ligando entre si as freguesias rurais e entre estas e a vila de Aljustrel.
As distâncias a percorrer entre as sedes das freguesias rurais e a sede do concelho são as seguintes:

• Aljustrel – Montes Velhos (Freguesia de S. J. de Negrilhos) – 9 Km
• Aljustrel – Ervidel: 15 Km
• Aljustrel – Rio de Moinhos: 5 Km
• Aljustrel – Messejana: 8 Km

Os dois lugares pertencentes à freguesia ficam às seguintes distâncias da sede da freguesia e do próprio concelho:

• Aljustrel – Corte Vicente Anes: 6 km
• Aljustrel – Carregueiro : 9 km

A principal via de acesso da freguesia e também do concelho é a auto-estrada do Sul A2 (Lisboa-Algarve), cujo nó mais próximo dista de 6 Km da vila de Aljustrel.

Distâncias da vila de Aljustrel aos principais centros económicos e turísticos do Sul do País e de Espanha:

• Beja – 37 Km
• Lisboa – 160 km
• Setúbal (porto) – 130 Km
• Faro (Aeroporto) – 134 Km
• Costa Algarvia (Albufeira) – 110 km
• Costa Alentejana – Porto de Sines – 80 km
• Costa Alentejana – Praia de Vila Nova de Mil Fontes – 70 km
• Évora – 100 Km
• Futuro Aeroporto de Beja – 40 Km
• Espanha (Fronteira de Ficalho/Rosal) – 105 Km
• Badajoz – 140 Km
• Sevilha – 206 Km
• Huelva – 238 Km

Transportes públicos
Locais e regionais

• Táxis   - No centro da Vila, nas imediações do Mercado Municipal,   existe uma praça – Taxis Antral de Aljustrel (Telef. 284 602 121).
• Autocarros - Aljustrel está equipada com um moderno terminal rodoviário municipal, localizado na parte nova da Vila, perto dos equipamentos escolares e desportivos, Centro de Formação Profissional e Centro de Saúde.

A freguesia encontra-se dotada de uma rede razoável de transportes públicos explorada pela Rodoviária do Alentejo, AS.
A vila tem uma ligação às sedes e lugares das outras freguesias e à sede do Distrito, que de uma maneira geral responde às necessidades da população.
A informação de horários pode ser obtida através do Terminal Rodoviário de Aljustrel (Telefs. 284 602 135/284 601 870).

Rede de Expressos

A freguesia encontra-se razoavelmente servida por este meio de transporte, com ligação directa entre Aljustrel e os principais centros urbanos do sul e centro do País, nomeadamente, Lisboa, Setúbal, Faro, Évora e Coimbra.
A informação de horários e preços pode ser consultada no Terminal Rodoviário de Aljustrel ou através do site:

Rede Ferroviária

Embora os acessos por via férrea já não tenham a importância estratégica de outrora, Aljustrel encontra-se ainda ligada por um ramal de 9 Km à estação de Castro Verde-Almodôvar (localizada no lugar do Carregueiro, freguesia de Aljustrel), que fica na linha regional do Sul, entre as estações de Beja e Funcheira entretanto desativada.

Esse ramal, inaugurado em 1929, desactivado desde 1993, provavelmente só voltará a ser utilizado apenas para transporte de minério, assim possa ser opção das minas de Aljustrel que estão a laborar a laborar em pleno.

A Estação de Castro Verde-Almodôvar foi em tempos servida diariamente por 4 comboios regionais circulando nos dois sentidos, com ligação para o Algarve e Lisboa, a partir da Funcheira, ou com ligação para Lisboa e Évora, a partir de Beja.

Os horários e preços podem ser consultados através do Call Center da CP – Comboios de Portugal : 808 208 208 (das 7 h às 23 h) ou através do site: www.cp.pt

Actualizado em (Sexta, 24 Fevereiro 2017 14:55)

Hoje: Dez 16, 2017