No Mês passado Março 2024 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 9 1 2 3
week 10 4 5 6 7 8 9 10
week 11 11 12 13 14 15 16 17
week 12 18 19 20 21 22 23 24
week 13 25 26 27 28 29 30 31

2019-04-06 Baile da pinha
O Baile da Pinha de Rio de Moinhos, realizou-se pela primeira vez no ano de 1941, completando este ano a septuagésima oitava edição do baile. O nome de “Baile da Pinha”, deve-se ao facto de este evento ocorrer durante tempo da Quaresma - um tempo de penitência, de jejum e recolhimento, logo não se podia realizar um baile sem um pretexto, uma vez que a sociedade da altura respeitava muito o tempo da quaresma, cumprindo aquilo que era pedido. Inicialmente o baile da pinha realizava-se no IV Domingo da Quaresma, o domingo Laetare, da alegria, um domingo cuja mensagem era de alegria, fazendo lembrar que a pascoa se aproxima. As pessoas eram convidadas a por de parte a penitência e o jejum, e, festejarem a Páscoa da Ressurreição do Senhor. No presente ano foi adotada uma nova data, duas semanas antes da Páscoa. Os primeiros Reis do Baile foram os Senhora José Amaro e a Senhora Emília Belchior Guerreiro.

Este Baile, outrora realizado na Sociedade Recreativa, teve ainda como espaços de realização alguns casões de agricultores da terra, dado que a sociedade não tinha lotação suficiente para tal evento. Atualmente o mesmo é realizado no Centro Comunitário. Este espaço é todo enfeitado com fitas de papel colorido, colchas antigas em forma de laço cobrem as paredes e folhas de palmeira fazem arcos nos intervalos das colchas. Num canto do Salão faz-se um Trono para o Rei e para a Rainha, e no centro do salão pendura-se a Pinha da Pinha, da qual saem várias fitas penduradas, cada uma da sua cor e com números às pontas.

O Baile inicia-se com a entrada: primeiro entra o Rei, acompanhado dos vassalos e das vassalas que levam um arco, onde o rei vai debaixo e os vassalos levam as espadas. Depois entra a rainha, acompanhada da mesma forma. A seguir o Rei pede à Rainha para dançar e o Baile inicia-se com uma valsa dançada pelos Reis. A segunda valsa é dançada pelos reis e pelos vassalos. Finalmente o Baile prossegue com todas as pessoas a dançar.

Em tempos durante o Baile o Rei, a Rainha, as Vassalas e os Vassalos, passeavam com bandejas de bolos, oferecendo a todos os presentes bolos e outras bebidas. Hoje em dia os bolos e aperitivos, encontram-se numa mesa em frente ao palco, a chamada mesa dos vassalos. Durante o Baile vão sendo vendidas as fitas da pinha aos casais presentes no Baile, mais tarde dançarem a Dança da Pinha. Depois de vendidas todas as fitas (no final do Baile entre as 4h e as 5h), acontece a Dança da Pinha, onde os vários casais que compraram as respetivas fitas, vão dançando e sendo chamados por alguém que se encontra no palco. À medida que são chamados, vão puxando a fita da pinha que lhes corresponde, até que o casal que comprou a fita com o valor mais elevado, que no ano de 2009/10 atingiu os mil e noventa euros, puxa a fita e abre a pinha, sendo então presenteados pelos seus antecessores com as coroas, uma fita com a inscrição “Rei e Rainha” e um ramo de flores para a Rainha. Outrora quando se abria a pinha, saia um casal de pombas brancas do interior da mesma. Depois de aberta a Pinha, nos novos reis dançam uma valsa. Posteriormente, os reis convidam os vassalos para dançarem com eles no ano seguinte.

 
Temos 150 visitantes em linha