No Mês passado Março 2024 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 9 1 2 3
week 10 4 5 6 7 8 9 10
week 11 11 12 13 14 15 16 17
week 12 18 19 20 21 22 23 24
week 13 25 26 27 28 29 30 31

2021-12-04 Sta Barbara 1
No sábado, 4 de dezembro, a União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, conjuntamente com várias entidades do nosso concelho vai levar a efeito as comemorações do Dia de Santa Bárbara, padroeira dos Mineiros.
A partir das 10h ocorrerá a 3ª Caminhada Almina – entre Bairros Mineiros -
Às 15h serão homenageados os Mineiros com a deposição de uma coroa de flores no monumento situado na Av. de Algares com atuação do Grupo Coral do Sindicato Mineiro seguindo-se às 15h30 na Central de Compressores a atuação da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense e do Grupo Coral do Sindicato Mineiro.
Esta tão importante data não poderia deixar de ser comemorada, com o sentido de enaltecer e homenagear a principal e das mais importantes padroeiras da nossa região presente desde sempre na vida exigente dos nossos Mineiros.
Estas iniciativas decorrerão dentro de todas as restrições impostas pela DGS, sendo obrigatório o uso de máscara e a apresentação de certificado digital de vacinação para as atividades em lrecintos fechados.

======================================================Santa Bárbara, padroeira dos mineiros,
e a identidade aljustrelense

Iniciativa da Paróquia de Aljustrel, com o apoio do Sindicato dos Mineiros, do Município e de outras entidades locais.
A devoção a Santa Bárbara remonta, no Alentejo, aos finais da Idade Média, alcançando o auge já no século XVI, sob a influência do humanismo. A espiritualidade do Barroco deu-lhe novo impulso, como o prova a imagem aqui apresentada, outrora venerada pelos artilheiros do castelo de Sines (actualmente, integra o Tesouro da igreja de N.ª Sr.ª das Salas).
Já em pleno século XIX, a multiplicação de explorações mineiras na região levou ao recrudescimento deste culto, muito orientado para as profissões que trabalham com explosivos ou se prendem com a mineração. É esta “viagem no tempo” que a conferência vai evocar, num local simbólico da história económica e social de Aljustrel.
O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, em parceria com instituições do Alentejo, está a desenvolver um ciclo de conferências, intitulado “À Janela de Mariana”, que visita periodicamente todos os concelhos do seu território.
Acesso livre, até à lotação da sala.

Departamento do Património Histórico
e Artístico da Diocese de Beja

Actualizado em (Terça, 30 Novembro 2021 18:43)

 
Temos 264 visitantes em linha