No Mês passado Outubro 2017 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 39 1
week 40 2 3 4 5 6 7 8
week 41 9 10 11 12 13 14 15
week 42 16 17 18 19 20 21 22
week 43 23 24 25 26 27 28 29
week 44 30 31
Newsletter

Questões relacionadas com a Educação e Formação


Realizou-se no passado dia 15 de Abril no Centro de Recursos da Corte, uma ação de sensibilização sobre o sono. A Neurofisiologista do GASS da Câmara Municipal de Aljustrel, Cristina Cipriano, abordou vários temas sobre o sono, a estrutura do sono, as regras de higiene do sono, as horas de sono recomendadas para cada faixa etária entre outros assuntos relacionados com este tema. Esta ação foi direcionada para todos os que participam nas atividades do Centro de Recursos Vicente Anes.

 


A União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, regista com satisfação e tem colaborado com o Município de Aljustrel na sua persistência pela manutenção da escola de Rio de Moinhos no Ano Letivo 2016/2017.
No passado dia 12 de abril de 2016, o Município de Aljustrel solicitou por escrito ao Ministério da Educação que volte a considerar a excecionalidade da abertura da escola de 1º Ciclo de Rio de Moinhos como polo do Centro Escolar de Aljustrel, no Ano Letivo 2016/2017.

Continuar...

 


A escola EB 1 de Rio de Moinhos, levou a efeito no passado dia 16 de Dezembro, uma festa de Natal para toda a população de Rio de Moinhos. Esta comemoração, teve como propósito celebrar a época natalícia associada ao fim do 1.º período letivo de aulas, mas também, como forma de agradecimento a todos aqueles, que diariamente lutaram contra o encerramento deste edifício tão importante para o desenvolvimento desta localidade. Foi graças a esta união que esta escola hoje se encontra de portas abertas.

A festa de Natal foi composta por diversas atuações das crianças, nomeadamente canções alusivas ao Natal e uma pequena peça de teatro, no fim das atuações foram entregues, com a preciosa ajuda das mães Natal, presentes a todas as crianças, oferecidos pela União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos.

A União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, agradece assim a presença e a colaboração de todos os intervenientes que tornaram esta festa possível e deseja umas Boas Festas a toda a População de Rio de Moinhos.

«« VER FOTOS »»

 

escola rio moinhos-aberta
A Escola de 1º Ciclo de Rio de Moinhos, no Concelho de Aljustrel, já se encontra de portas abertas.

Na sequência das várias reuniões realizadas, nos últimos dias, com o Ministério da Educação, nomeadamente com a Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar e Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, estas entidades mostraram-se sensíveis aos justos argumentos invocados e foi possível garantir o funcionamento de um polo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Aljustrel nesta localidade.
Enquanto se aguarda a colocação de um professor titular por parte do Ministério, os alunos estão, desde o dia de hoje, 29 de setembro, a ser acompanhados por uma técnica de educação da autarquia, na biblioteca escolar existente nesta escola. Estão igualmente garantidos o prolongamento de horário e os almoços dos alunos, bem como o apoio de uma auxiliar de ação educativa, colocada para o efeito pelo município.
Na manhã de hoje, o Executivo Municipal esteve presente na escola de Rio de Moinhos, a fim de assinalar este importante momento junto dos alunos e encarregados de educação, que nunca desistiram de lutar pelas suas justas pretensões, aproveitando para frisar a necessidade de todos se manterem solidários para com as populações de outros concelhos que viram as suas escolas encerradas.

 

escola rio moinhos evora
No decorrer do protesto realizado nesta segunda-feira, 22 de setembro, em Évora, junto da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Alentejo, os responsáveis desta entidade não se mostraram disponíveis para receber a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e os representantes dos Encarregados de Educação dos alunos de Rio de Moinhos.

Assim, considerando que o diálogo com a DSR Alentejo se revela impossível, que o ano letivo já se encontra em curso e que os alunos de Rio de Moinhos continuam impossibilitados de frequentar as aulas (por via do encerramento da escola nesta localidade e ausência de transportes para a sede de concelho), encarregados de educação, órgãos autárquicos e população decidiram solicitar uma reunião ao Ministro da Educação e Ciência, a realizar no próximo dia 24 de setembro de 2014, dia em que o “plenário” reunirá à porta do Ministério da Educação, em Lisboa, na expectativa de encontrar um desfecho positivo para esta questão tão importante para a população de Rio de Moinhos e para o Concelho de Aljustrel.

 
Mais artigos...
Contador Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje267
mod_vvisit_counterOntem608
mod_vvisit_counterEsta Semana1090
mod_vvisit_counterEste Mês5198

Hoje: Out 17, 2017
Temos 65 visitantes em linha