No Mês passado Julho 2018 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 26 1
week 27 2 3 4 5 6 7 8
week 28 9 10 11 12 13 14 15
week 29 16 17 18 19 20 21 22
week 30 23 24 25 26 27 28 29
week 31 30 31
Newsletter

Festa Santa Bárbara Cartaz 2016
26 de Novembro a 8 de Dezembro

Com o intuíto de assinalar mais uma data marcante para a comunidade aljustrelense, como é o caso das Festas em honra de Santa Bárbara - Padroeira dos Mineiros, foi criada uma comissão constituída pela Paróquia de Aljustrel, a União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, a Câmara Municipal de Aljustrel com a colaboração de várias instituições, vão levar a efeito um conjunto de iniciativas de indole cultural e desportivo entre os dias 26 de Novembro a 8 de Dezembro.

Estas festas têm um significado extremamente importante na nossa comunidade, pois visa reconhecer, homenagear e dignificar todos aqueles, que de uma forma ou de outra, encontraram no subsolo, no fundo da mina, a muitos metros de profundidade e em condições por vezes desumanas a sua forma de subsistência e das suas famílias, mantendo assim viva uma tradição secular que muita riqueza nos tem trazido e que muito nos orgulha enquanto aljustrelenses. Destaque para a Grande Noite de Fados a decorrer na sexta, dia 2 de dezembro no Sindicato Mineiro e para o 6º Grande Prémio de Santa Bárbara-entre Bairros Mineiros na modalidade de Atletismo a ter lugar na quinta-feira 8 de dezembro durante toda a manhã no encerramento destas comemorações.

Compareçam e participem ativamente nestas importantes comemorações que visam dignificar os nossos Mineiros.

 

2016-10-15 rio de moinhos fatima 16 peq
Realiza-se nos dias 14 e 15 de Outubro, onde o religioso se mistura com o profano, reunindo assim as gentes de Rio de Moinhos. Do programa constam a Eucaristia e a Procissão de Velas onde a imagem Nossa Senhora de Fátima, percorre algumas das ruas da freguesia, ao som das sempre harmoniosas, vozes do povo alentejano e das marchas processionais, da Banda Filarmónica, bem como o Baile, e os tradicionais Grupos Corais.

 

A Festa em Honra de Nossa Senhora do Castelo, tem lugar no dia 8 de Setembro, ou no domingo mais próximo, onde durante vários dias o religioso se mistura com o profano, formando-se  assim um belo cartaz cultural e religioso das festividades. Na Ermida de Nossa Senhora do Castelo decorrem as celebrações religiosas, destacando a Romaria a Cavalo com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Castelo. No recinto da festa, os bailes, concertos de música popular, cante alentejano, fado e o fogo-de-artifício. No domingo dia solene das festividades, na Igreja Matriz é celebrada a Eucaristia, seguindo-se a majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo que saindo da Igreja Matriz, passa pela Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, Rua de Montes Velhos, Av. da Liberdade, Rua 5 de Outubro, Rua Heliodoro Salgado, Rua de Santa Bárbara, Rua da Urbanização da Praça de Touros, conduzindo a Imagem de Nossa Senhora até à Sua Ermida onde permanece até ao ano seguinte.

 


A Semana Santa é um tempo da liturgia da Igreja Católica onde se celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Inicia-se no Domingo de Ramos, onde se recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, na Quarta-feira, já em vésperas de Quinta-feira, celebra-se a Missa Crismal com a bênção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais do Presbitério Diocesano com o Bispo, Quinta a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, onde se faz memória da Ultima Ceia e a Instituição do Sacerdócio, na Sexta-feira, celebração a paixão e Morte do Senhor, onde se adora a Santa Cruz, símbolo do martírio do Senhor, Sábado a Igreja continua unida à soledade de Nossa Senhora esperando a Ressurreição do Senhor, celebrando a Vigília Pascal à noite, e a semana termina com a Ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa, onde se celebra festivamente a Eucaristia, no dia mais importante da Fé Cristã.

 


Realiza-se anualmente no IV Domingo da Quaresma, chamado de Domingo Laetare, este ano entre os dias 3 e 6 de Março. Este é um tempo de recolhimento espiritual, onde os cristãos são chamados a refletir, a prepararem-se para o grande acontecimento que se aproxima, a Páscoa de Jesus. Esta festa tem início na quinta-feira e prolonga-se até Domingo. Ao longo de três dias, os cristãos são convidados a unir-se à dor de Maria, num Tríduo preparatório com pregação, Missa, Adoração Eucarística e Recitação do Terço, culminando no Domingo, com a Eucaristia e a majestosa Procissão do Encontro de Maria Santíssima, Nossa Senhora das Dores, com o seu Divino Filho, São Salvador (Padroeiro de Aljustrel), que nos seus andores, percorrem algumas das artérias da vila de Aljustrel, ao som das vozes do povo e dos acordes da Banda Filarmónica de Aljustrel. A Procissão tem o seguinte percurso: a Imagem de Nossa Senhora das Dores sai Igreja da Misericórdia, Praça 13 de Janeiro, Rua Dr. Manuel Joaquim Branco, Largo 9 de Abril onde se vai encontrar com a Imagem de São Salvador que sai da Igreja Matriz, Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, de onde prosseguem as duas imagens pela Rua de Montes Velhos, Av. da Liberdade, Rua General Humberto Delgado, Av. 1º de Maio, Av. 25 de Abril, Rua Luís de Camões, Largo Miguel Bombarda, Rua 5 de Outubro, Av. da Liberdade, Rua Gago Coutinho, Praça 13 de Janeiro, Igreja da Misericórdia.

Esta é uma iniciativa organizada pela Paróquia do SS.MO Salvador e conta com o apoio da União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos.

 
Mais artigos...
Contador Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje971
mod_vvisit_counterOntem1702
mod_vvisit_counterEsta Semana2673
mod_vvisit_counterEste Mês32427

Hoje: Jul 23, 2018
Temos 103 visitantes em linha