No Mês passado Decembro 2018 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 48 1 2
week 49 3 4 5 6 7 8 9
week 50 10 11 12 13 14 15 16
week 51 17 18 19 20 21 22 23
week 52 24 25 26 27 28 29 30
week 1 31
Newsletter

fados
Integradas nas Festas em honra da Padroeira dos Mineiros (Santa Bárbara), realizou-se neste fim de semana uma Noite de Fados na sexta-feira e mais um Animarua, desta feita com o tema Cantes do meu cante. Ambas as iniciativas foram muito concorridas e extremamente animadas. O programa das Festas é vasto e com atividades de vária índole com o principal objetivo de homenagear a principal e das mais importantes padroeiras da nossa região.

 

Festa Santa Bárbara Cartaz 2016
26 de Novembro a 8 de Dezembro

Com o intuíto de assinalar mais uma data marcante para a comunidade aljustrelense, como é o caso das Festas em honra de Santa Bárbara - Padroeira dos Mineiros, foi criada uma comissão constituída pela Paróquia de Aljustrel, a União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, a Câmara Municipal de Aljustrel com a colaboração de várias instituições, vão levar a efeito um conjunto de iniciativas de indole cultural e desportivo entre os dias 26 de Novembro a 8 de Dezembro.

Estas festas têm um significado extremamente importante na nossa comunidade, pois visa reconhecer, homenagear e dignificar todos aqueles, que de uma forma ou de outra, encontraram no subsolo, no fundo da mina, a muitos metros de profundidade e em condições por vezes desumanas a sua forma de subsistência e das suas famílias, mantendo assim viva uma tradição secular que muita riqueza nos tem trazido e que muito nos orgulha enquanto aljustrelenses. Destaque para a Grande Noite de Fados a decorrer na sexta, dia 2 de dezembro no Sindicato Mineiro e para o 6º Grande Prémio de Santa Bárbara-entre Bairros Mineiros na modalidade de Atletismo a ter lugar na quinta-feira 8 de dezembro durante toda a manhã no encerramento destas comemorações.

Compareçam e participem ativamente nestas importantes comemorações que visam dignificar os nossos Mineiros.

 

2016-10-15 rio de moinhos fatima 16 peq
Realiza-se nos dias 14 e 15 de Outubro, onde o religioso se mistura com o profano, reunindo assim as gentes de Rio de Moinhos. Do programa constam a Eucaristia e a Procissão de Velas onde a imagem Nossa Senhora de Fátima, percorre algumas das ruas da freguesia, ao som das sempre harmoniosas, vozes do povo alentejano e das marchas processionais, da Banda Filarmónica, bem como o Baile, e os tradicionais Grupos Corais.

 

A Festa em Honra de Nossa Senhora do Castelo, tem lugar no dia 8 de Setembro, ou no domingo mais próximo, onde durante vários dias o religioso se mistura com o profano, formando-se  assim um belo cartaz cultural e religioso das festividades. Na Ermida de Nossa Senhora do Castelo decorrem as celebrações religiosas, destacando a Romaria a Cavalo com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Castelo. No recinto da festa, os bailes, concertos de música popular, cante alentejano, fado e o fogo-de-artifício. No domingo dia solene das festividades, na Igreja Matriz é celebrada a Eucaristia, seguindo-se a majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo que saindo da Igreja Matriz, passa pela Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, Rua de Montes Velhos, Av. da Liberdade, Rua 5 de Outubro, Rua Heliodoro Salgado, Rua de Santa Bárbara, Rua da Urbanização da Praça de Touros, conduzindo a Imagem de Nossa Senhora até à Sua Ermida onde permanece até ao ano seguinte.

 


A Semana Santa é um tempo da liturgia da Igreja Católica onde se celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Inicia-se no Domingo de Ramos, onde se recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, na Quarta-feira, já em vésperas de Quinta-feira, celebra-se a Missa Crismal com a bênção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais do Presbitério Diocesano com o Bispo, Quinta a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, onde se faz memória da Ultima Ceia e a Instituição do Sacerdócio, na Sexta-feira, celebração a paixão e Morte do Senhor, onde se adora a Santa Cruz, símbolo do martírio do Senhor, Sábado a Igreja continua unida à soledade de Nossa Senhora esperando a Ressurreição do Senhor, celebrando a Vigília Pascal à noite, e a semana termina com a Ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa, onde se celebra festivamente a Eucaristia, no dia mais importante da Fé Cristã.

 
Mais artigos...
Contador Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1625
mod_vvisit_counterOntem990
mod_vvisit_counterEsta Semana8039
mod_vvisit_counterEste Mês14600

Hoje: Dez 14, 2018
Temos 55 visitantes em linha