No Mês passado Março 2024 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 9 1 2 3
week 10 4 5 6 7 8 9 10
week 11 11 12 13 14 15 16 17
week 12 18 19 20 21 22 23 24
week 13 25 26 27 28 29 30 31

Questões relacionadas com a Assuntos Religiosos

2018-03-24 SEMANA SANTA
As celebrações da Semana Santa, começam com a Procissão de Ramos, no Santuário de Nossa Senhora do Castelo, fazendo memória da entrada messiânica de Jesus em Jerusalém, para logo a seguir ser celebrada a Eucaristia na Igreja Matriz. Quarta-feira tem lugar, na Sé de Beja, a Missa Crismal, presidida pelo Bispo Diocesano, com o presbitério da Diocese e os crentes de várias paróquias, que se deslocam a Igreja Mãe, para participarem na riquíssima celebração, onde os seus párocos renovam os seus votos, diante do Pastor Diocesano. Quinta-feira Santa, a celebração da instituição da Eucaristia, na Igreja Matriz, seguida de adoração eucarística individual e comunitária, até ao final do dia. Sexta-feira Santa celebra-se a Paixão de Jesus e adoração da Santa Cruz, á noite, de dois em dois anos, realiza-se  no Santuário de Nossa Senhora do Castelo, a Via Sacra encenada com personagens vivas (anos ímpares). No ano em que não se realiza a Via Sacra tem lugar a solene e comovente Procissão do Enterro do Senhor (anos pares). No Sábado, à noite, a Igreja Matriz enche-se de luz para a Solene Vigília Pascal, e no Domingo, a Eucaristia de Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, renova a esperança na vida dos homens e mulheres de Aljustrel e dos irmãos que, de longe ou de perto, celebraram as Festas Pascais na  Paróquia do Santíssimo Salvador e de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel.

««CARTAZ PROCISSÃO ENTERRO DO SENHOR»»

 

2018-03-08 CARTAZ SRA DORES
Realiza-se anualmente no IV Domingo da Quaresma, chamado de Domingo Laetare, este ano entre os dias 8 e 11 de Março. Este é um tempo de recolhimento espiritual, onde os cristãos são chamados a refletir, a prepararem-se para o grande acontecimento que se aproxima, a Páscoa de Jesus. Esta festa tem início na quinta-feira e prolonga-se até Domingo. Ao longo de três dias, os cristãos são convidados a unir-se à dor de Maria, num Tríduo preparatório com pregação, Celebração Penitencial, Adoração Eucarística e Recitação do Terço, culminando no Domingo, com a Eucaristia e a majestosa Procissão do Encontro de Maria Santíssima, Nossa Senhora das Dores, com o seu Divino Filho, São Salvador (Padroeiro de Aljustrel), que nos seus andores, percorrem algumas das artérias da vila de Aljustrel, ao som das vozes do povo e dos acordes da Banda Filarmónica de Aljustrel.

Programa das Festividades:

8 A 11 DE MARÇO DE 2018 - IGREJA DA MISERICÓRDIA DE ALJUSTREL

DE 8 A 10 DE MARÇO

21h00 – TRÍDUO PREPARATÓRIO com pregação:

Dia 8 – Celebração Penitencial

Dia 9 - Adoração do Santíssimo

Dia 10 - Recitação do Terço das Sete Dores de Nossa Senhora

DIA 11 DE MARÇO

11h30 – RECITAÇÃO DO TERÇO das Sete Dores de Nossa Senhora

12h00 – SOLENE EUCARISTIA do IV Domingo da Quaresma

16h00— PROCISSÃO DO ENCONTRO de Nossa Senhora das Dores e São Salvador, acompanhada pela Banda Filarmónica de Aljustrel, pelas ruas da vila de Aljustrel, com o seguinte percurso: Saída da Imagem de Nossa Senhora das Dores: Igreja da Misericórdia, Praça 13 de Janeiro, Rua Dr. Manuel Joaquim Branco, Largo 9 de Abril onde se vai encontrar com a Imagem de São Salvador que vai sair da Igreja Matriz, Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, de onde prosseguem as duas imagens pela Rua de Montes Velhos, Av. da Liberdade, Rua General Humberto Delgado, Av. 1º de Maio, Av. 25 de Abril, Rua Luís de Camões, Largo Miguel Bombarda, Rua 5 de Outubro, Av. da Liberdade, Rua Gago Coutinho, Praça 13 de Janeiro, Igreja da Misericórdia.

 

2017-03-23 Festa Nª Srª das Dores
Realiza-se anualmente no IV Domingo da Quaresma, chamado de Domingo Laetare, este ano entre os dias 23 e 26 de Março. Este é um tempo de recolhimento espiritual, onde os cristãos são chamados a refletir, a prepararem-se para o grande acontecimento que se aproxima, a Páscoa de Jesus. Esta festa tem início na quinta-feira e prolonga-se até Domingo. Ao longo de três dias, os cristãos são convidados a unir-se à dor de Maria, num Tríduo preparatório com pregação, Missa, Adoração Eucarística e Recitação do Terço, culminando no Domingo, com a Eucaristia e a majestosa Procissão do Encontro de Maria Santíssima, Nossa Senhora das Dores, com o seu Divino Filho, São Salvador (Padroeiro de Aljustrel), que nos seus andores, percorrem algumas das artérias da vila de Aljustrel, ao som das vozes do povo e dos acordes da Banda Filarmónica de Aljustrel. A Procissão tem o seguinte percurso: a Imagem de Nossa Senhora das Dores sai Igreja da Misericórdia, Praça 13 de Janeiro, Rua Dr. Manuel Joaquim Branco, Largo 9 de Abril onde se vai encontrar com a Imagem de São Salvador que sai da Igreja Matriz, Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, de onde prosseguem as duas imagens pela Rua de Montes Velhos, Av. da Liberdade, Rua General Humberto Delgado, Av. 1º de Maio, Av. 25 de Abril, Rua Luís de Camões, Largo Miguel Bombarda, Rua 5 de Outubro, Av. da Liberdade, Rua Gago Coutinho, Praça 13 de Janeiro, Igreja da Misericórdia.
Esta é uma iniciativa organizada pela Paróquia do SS.mo Salvador e conta com o apoio da União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos.

 

fados
Integradas nas Festas em honra da Padroeira dos Mineiros (Santa Bárbara), realizou-se neste fim de semana uma Noite de Fados na sexta-feira e mais um Animarua, desta feita com o tema Cantes do meu cante. Ambas as iniciativas foram muito concorridas e extremamente animadas. O programa das Festas é vasto e com atividades de vária índole com o principal objetivo de homenagear a principal e das mais importantes padroeiras da nossa região.

 

Festa Santa Bárbara Cartaz 2016
26 de Novembro a 8 de Dezembro

Com o intuíto de assinalar mais uma data marcante para a comunidade aljustrelense, como é o caso das Festas em honra de Santa Bárbara - Padroeira dos Mineiros, foi criada uma comissão constituída pela Paróquia de Aljustrel, a União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, a Câmara Municipal de Aljustrel com a colaboração de várias instituições, vão levar a efeito um conjunto de iniciativas de indole cultural e desportivo entre os dias 26 de Novembro a 8 de Dezembro.

Estas festas têm um significado extremamente importante na nossa comunidade, pois visa reconhecer, homenagear e dignificar todos aqueles, que de uma forma ou de outra, encontraram no subsolo, no fundo da mina, a muitos metros de profundidade e em condições por vezes desumanas a sua forma de subsistência e das suas famílias, mantendo assim viva uma tradição secular que muita riqueza nos tem trazido e que muito nos orgulha enquanto aljustrelenses. Destaque para a Grande Noite de Fados a decorrer na sexta, dia 2 de dezembro no Sindicato Mineiro e para o 6º Grande Prémio de Santa Bárbara-entre Bairros Mineiros na modalidade de Atletismo a ter lugar na quinta-feira 8 de dezembro durante toda a manhã no encerramento destas comemorações.

Compareçam e participem ativamente nestas importantes comemorações que visam dignificar os nossos Mineiros.

 
Mais artigos...
Temos 142 visitantes em linha